Central de Agendamento: 11 2410-1400 Ouvidoria: 11 4414-6006         Imprensa



Fisioterapia Preventiva está em atividade na Oncologia do HNA

Publicado em 29/09/2014

Fisioterapia Preventiva está em atividade na Oncologia do HNA

Desde o mês de agosto o setor da oncologia do Hospital Novo Atibaia faz umFisioterapia Oncologia trabalho de orientação objetivando a prevenção e diminuição dos efeitos colaterais dos diversos tratamentos do câncer em todos os seus tipos e fases da doença sob orientação do Dr. Isolmar Tadeu Schettert - coordenador médico do setor.

Segundo o Dr. Ademir Mota, fisioterapeuta responsável pela reabilitação dos pacientes da oncologia e responsável pelo novo projeto “É fundamental esse tipo de trabalho ser realizado com os pacientes. Um exemplo claro, é o caso de CA de Mama; existem muitas alterações funcionais, sequelas e complicações para as pacientes submetidas a um procedimento de quadrantéctomia (retirada de 1/4 da mama) e ou mastectomia, tais como: má cicatrização, fibrose tecidual, síndrome da mama fantasma, alterações respiratórias, diminuição da amplitude de movimento, dores e edema do membro superior, além de retrações cicatriciais e encurtamentos musculares, o que limita ainda mais a amplitude de movimento do membro superior à intervenção cirúrgica. Um quadro postural assimétrico pode ser apresentado por esses pacientes, com ombros anteriorizados, alinhamento anormal das escápulas como resultado de uma mudança súbita no peso lateral pela retirada da mama e, ainda, limitação da flexão e rotação do ombro, na sua maioria por medo ou dor, hipercifose pela dor, e alterações na sensibilidade nas regiões do braço e axila.“

Dessa maneira, um sistema muscular equilibrado e preparado é imprescindível para a manutenção de uma postura adequada e funcional, melhorando consideravelmente a qualidade de vida dessa paciente, conclui o fisioterapeuta.

Fisioterapeuta Dr Ademir Mota - Oncologia HNAOs trabalhos de orientação e prevenção têm intuito de esclarecer de forma abrangente e simplificada, e estão sendo realizados duas a três vezes por mês - no Auditório do HNA - focando assuntos diversos como, por exemplo, a osteoporose ministrada no último dia 5 deste mês.

“Acreditamos que o trabalho que estamos realizando aqui é de extrema qualidade, a Oncologia do HNA conta com profissionais capacitados e se torna uma opção para os pacientes da região não precisarem se deslocar até os grandes centros de São Paulo“, finaliza o Dr Isolmar.

Fisioterapeuta Dr Ademir Mota