Central de Agendamento: 11 2410-1400 Ouvidoria: 11 4414-6006         Imprensa



Composição Corporal

Publicado em 09/03/2015

Tecnologia da Densitometria Óssea na avaliação da composição corporal

A avaliação corporal por DXA é um exame de diagnóstico por imagem que utilizaComposição Corporal o DXA (raio-x de dupla energia). Pode ser realizado em adultos e crianças por utilizar uma pequena dose de radiação.

É uma técnica avançada e precisa , considerada “padrão ouro” enquanto método científico, para avaliação da composição corporal (massa muscular, massa gordurosa, gordura visceral e massa óssea).

Este exame é o único método que permite a quantificação direta da gordura intra-abdominal, aquela forma de gordura mais lesiva e associada a doenças coronarianas. Segundo a médica reumatologista Drª Rosemeire Midori Yamada e uma das coordenadoras do serviço de densitometria do Hospital Novo Atibaia, os pacientes interessados em acompanhar as variações da composição corporal, decorrentes de tratamentos para a obesidade ou treinamento esportivo, podem contar com os profissionais do Hospital para a realização desse exame aqui na cidade de Atibaia sem a necessidade de se deslocar para a capital ou região de Campinas, a população dispõe de tecnologia e mão de obra qualificada na própria cidade.


De acordo com a reumatologista Drª
Adriana Cristina Carvalho Degenhardt e também médica coordenadora no HNA, a avaliação pode diagnosticar também a sarcopenia, que é a perda progressiva de massa muscular e, consequentemente, da força, muito comum nos idosos.

Também ajuda no tratamento da anorexia, pois é capaz de demonstrar numericamente a intensidade da magreza não vista externamente pelos portadores dessa doença. Além disso, a doutora cita que o exame pode ajudar no tratamento das doenças do coração, já que é mais preciso do que a razão cintura/quadril na estimativa do risco para infarto agudo do miocárdio, pois avalia também a gordura presente dentro do abdome e não somente sob a pele.


Em geral, o exame que não necessita obrigatoriamente de encaminhamento médico, é indicado aos pacientes obesos ou aqueles que, embora mantenham o peso, estão na busca pela redução de gordura sem perda de massa muscular e aos atletas que cada vez mais buscam através de exames e avaliações um melhor rendimento.


Responsáveis: Rosemeire Midori Yamada e
Adriana Cristina Carvalho Degenhardt
Reumatologistas - CRM: 77451 / 84784

Informações: 11 4414-6029