Central de Agendamento: 11 2410-1400 Ouvidoria: 11 4414-6006         Imprensa



Cansaço Excessivo pode indicar problemas de saúde

Publicado em 16/06/2015
Imagem do Artigo Cansaço Excessivo pode indicar problemas de saúde

Com a correria do dia a dia, por vezes nos pegamos cansados logo no início da semana. Estresse, noites mal dormidas e situações de desânimo normalmente são as primeiras indicações de que algo não vai bem. Mas até onde essa falta de energia é normal?

Segundo a Dra. Adriana Gonçalves, Coordenadora dos Ambulatórios do Hospital Novo Atibaia, o cansaço “preocupante” é aquele que permanece mesmo após o repouso, um fim de semana mais tranquilo, ou durante o realizar de diferentes atividades que não requerem a mesma intensidade de esforço. “Fatores como desequilíbrios clínicos decorrentes de carências nutricionais, desequilíbrio hormonais, infecções e doenças autoimunes podem estar sugando energia, por isso é extremamente importante definir as causas por meio de avaliação médica criteriosa.”, diz.

Aliás, reconhecer as diferenças do diagnóstico, descobrindo se é um cansaço mais relacionado à falta de ar, ao pulmão, ou um cansaço muscular, geralmente acompanhado de dor, é o que faz a diferença no tratamento. Já o cansaço comum pode ser minimizado com atitudes simples, segundo a Dra. “Alimentar-se regularmente e adequadamente, dormir em torno de 8 horas por dia, manter o peso com atividades físicas e ingerir muito líquido são atitudes capazes de proporcionar uma melhora significativa a quem está sem disposição.”, orienta.