Central de Agendamento: 11 2410-1400 Ouvidoria: 11 4414-6006         Imprensa



Celular pode ser mais sujo que tampa de privada e sola de sapato

Publicado em 23/06/2015
Imagem do Artigo Celular pode ser mais sujo que tampa de privada e sola de sapato

Caso você não saiba, seu celular é sujo. Muito sujo! Um estudo do site Mashbale revelou que o aparelho que nos acompanha na cama, na mesa de refeições e até no banheiro, possui cerca de 25 mil germes por polegada quadrada. O que significa que eles podem carregar quantidade de bactérias superior à de descargas, maçanetas e solas de sapato (!!!)

Para Regiane Cordeiro, Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Novo Atibaia, a principal causa do fator é a constante manipulação do aparelho. “As mãos são cheias de bactérias e por isso acabamos passando para o celular, inclusive quando o apoiamos em outras superfícies, como pias e chão.”, explica. As bactérias mais comuns são o Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Enterococcus e outros tipos de Staphylococcus, que podem provocar dermatite e até intoxicação alimentar. Dessa forma, se o microrganismo presente na superfície do celular for nocivo à saúde, pode penetrar em lesões nas mãos ou até na boca.

Para se proteger, as dicas são simples. “Lavar as mãos frequentemente é a melhor forma de combater as bactérias. Mas realizar a limpeza diária do aparelho, também é uma atitude valiosa.”, diz Regiane.

DICAS PARA HIGIENIZAR O APARELHO

1)      Desligue o celular;

2)      Retire a parte traseira;

3)      Umedeça um pano (de preferência microfibra), algodão ou papel absorvente com água e detergente e passe no aparelho, mas ATENÇÃO, NÃO ENXARQUE PARA QUE NENHUMA GOTA CAIA NO APARELHO;

4)      Nas partes mais difíceis, utilize cotonete – com cuidado;

5)      Para finalizar, se necessário, passe algodão ou lenço de papel com um pouco de álcool isopropílico e deixe secar por 10 minutos;

6)      Remonte o aparelho e ligue.

Obs. Atualmente, existem lenços e soluções próprias para limpeza de telas e aparelhos eletrônicos.