Central de Agendamento: 11 2410-1400 Ouvidoria: 11 4414-6006         Imprensa



1º Encontro de Amamentação da cidade acontece no próximo dia 2 de agosto no Hospital Novo Atibaia.

Publicado em 08/07/2017
Imagem do Artigo 1º Encontro de Amamentação da cidade acontece no próximo dia 2 de agosto no Hospital Novo Atibaia.
O aleitamento materno deve ser uma preocupação prioritária, sendo necessário desenvolver estratégias sofisticadas de apoio às mães e suas famílias, para que possam ultrapassar as dificuldades e obstáculos potenciais nessa fase. Por esse motivo, a equipe multidisciplinar da Maternidade Novo Atibaia realizará o 1º Encontro de Amamentação de Atibaia (EAMA), um evento com o objetivo de discutir os diversos cenários do aleitamento materno, com conhecimentos conceituais aliados às experiências vividas.
O Evento contará com a participação da Pedagoga Simone Carvalho, pós-graduada em Psicologia do Desenvolvimento Infantil (PUC-SP), mestre e doutoranda em Ciência da Saúde na área de Pediatria (UNICAMP), fundadora da AMS Brasil e autora de diversas obras e artigos sobre Amamentação e Empoderamento Materno; da Fonoaudióloga Tatiana Cristina de Sales, fonoaudióloga Clínica e Hospitalar, Especialista em Disfagia pelo Hospital Antônio Prudente - AC Camargo; do Dr. Moisés Chencinski, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da SPSP, editor do Blog Pediatria Orienta da SPSP, e criador e incentivador do Movimento: “Eu apoio leite materno”; da Dra. Erika Nerusa, formada em Medicina pela UNESP, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição, pós-graduanda em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia, líder do Projeto Parto Adequado no HNA e idealizadora do Projeto Mulheres +40; da Dra. Alessandra Magro, médica pediatra e neonatologista, com atuação na sala de parto, alojamento conjunto, pronto atendimento e ambulatório infantil, membro do Projeto Parto Adequado do HNA e promotora permanente do aleitamento materno; e da Dra. Regiane Glashan, enfermeira, doutora em Biologia Molecular e Pós Doutora em Fisiologia (Unifesp), prof.ª adjunta do Departamento de Enfermagem da Unifesp, especialista em Psicoterapia Breve com ênfase na relação mãe-bebê, terapeuta familiar, da criança e do adolescente, atualmente coordena o Curso de Gestante e o Programa Ambulatorial de Apoio e Incentivo do Aleitamento Materno do HNA.
O EAMA, que é aberto para todas as pessoas, acontecerá no dia 02/08, das 8h às 17h, no Auditório HNA, e terá entrada gratuita. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas pelo e-mail treinamento@hospitalnovo.com.br. Para DÚVIDAS OU MAIS INFORMAÇÕES: 11 4414-6071. A organização espera que mamães, papais e os futuros papais estejam presentes para essa discussão, que ajudará na construção do conhecimento sobre a importância que a amamentação tem na saúde dos bebês.
Programação:
8:00 às 9:00 - Credenciamento (Equipe do setor de Desenvolvimento Organizacional)
9:00 às 9:30 - Abertura (Dr. Alexandre Mitsuo M. de Ribeiro e Maria Amélia Sakamiti Roda, Secretária de Saúde Atibaia).
9:30 às 10:30 - “Todos juntos pela amamentação”. Dimensões objetivas e subjetivas no prolongamento da amamentação por Dr. Moisés Chencinski.
10:30 às 11:00 - Coffee Break.
11:00 às 11:30 - Benefícios da Amamentação no desenvolvimento do bebê por Fonoaudióloga Tatiana Cristina de Sales.
11:30 às 12:30 - Empoderamento Materno e Amamentação por Simone de Carvalho.
12:30 às 13:30 - Almoço.
13:30 às 14:30 - Orientando a amamentação no pré-natal e Projeto Sentir Nascer - Parto Adequado por Dra. Erika Nerusa.
14:30 às 15:30 - Amamentação na gravidez e em tandem por Dra. Alessandra Magro.
15:30 às 16:00 - Coffee Break.
16:00 às 17:00 - Paternidade, Parentalidade e Amamentação por Dra. Regiane Glashan.
17:00 - Encerramento.