Central de Agendamento: 11 2410-1400 Ouvidoria: 11 4414-6006         Imprensa



Prevenção Câncer de Próstata

Prevenção Câncer de Próstata

Novembro Azul: Homens, chegou sua vez ! Prevenção contra o Câncer de Próstata.

Depois do Outubro Rosa, que alertou a mulher sobre o câncer de mama, chegamos agora ao Novembro Azul, que busca chamar atenção dos homens para os riscos de câncer na próstata. O homem ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer. Por conta desta rejeição, a incidência é alta.

Segundo o Ministério da Saúde, são registrados mais de 50 mil casos de Câncer de Próstata por ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil casos. Engana-se quem pensar que os casos são predominantemente de países em desenvolvimento, o comportamento masculino de recusa no exame preventivo é alto também em países "do 1º mundo" e justamente por esta razão que foi criado na Austrália, o Novembro Azul em 2003 e o dia 17 de novembro passou a ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e por fim tornando-se o mês inteiro de conscientização sobre a doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Por: Assessoria de Imprensa HNA