Central de Agendamento: 11 2410-1400 Ouvidoria: 11 4414-6006         Imprensa



Rotinas do bebê no Hospital Novo Atibaia

Após a ligadura e secção do cordão umbilical, a criança torna-se um ser fisicamente separado da mãe, precisando agora de novas proteções, como um ambiente cuidadosamente aquecido, roupas quentes e macias e de um berço confortavelmente quentinho.

Antes que o bebê chegue aos braços da mãe ele receberá uma pulseira de identificação, constando o nome da mãe, o nome do obstetra que a atendeu, o sexo da criança e a data e horário do nascimento.

A seguir, o recém nascido é encaminhado ao berçário, podendo ser visto pelos familiares que aguardam o parto, na porta que dá acesso ao Centro Cirúrgico.

Chegando ao berçário, o recém nascido será higienizado, receberá medicação para prevenção de hemorragia e serão tomadas suas medidas de peso, estatura etc. Após estes procedimentos, o bebê será mostrado novamente aos seus familiares, através do vidro do berçário, pela funcionária do berçário, que também informará as medidas do mesmo. Em seguida, o bebê será mantido em berço aquecido por aproximadamente 06 horas.

Agora o bebê poderá ir para o quarto da mamãe, para ser amamentado. É importante salientar que durante o período em que o bebê permanecer no quarto, deverá ser manuseado com as mãos sempre bem limpas.

É considerado normal o fato de o bebê só dormir, principalmente nos períodos de amamentação.

A mãe receberá água para higienizar os seios e, sempre que necessário, poderá solicitar ajuda da enfermagem durante a amamentação.

Deve ser incentivado o uso das chupetas do tipo "ortodônticas", que fortalecem a musculatura bucal propiciando melhor sucção, coordenação e até uma melhor oxigenação cerebral, segundo as últimas pesquisas. Mas só até 1 ano de idade, daí pra frente já devemos retirá-las.

Diariamente o bebê será higienizado no berçário, no período da manhã, e a funcionária requisitará à mãe a roupa necessária, devolvendo-lhe a roupa suja, acondicionada em saco plástico solicitado no enxoval do bebê.

A temperatura ambiente do berçário é sempre mantida estável.

A mãe será informada pelo médico pediatra sobre qualquer procedimento diferente na eventualidade de haver alteração do estado normal do bebê.

Após 48 horas do início da amamentação deverá ser colhido o "Exame do Pezinho" (PKU , T4 eTSH – Tipo Básico. Informe-se sobre o "Exame do Pezinho Ampliado") que é de grande importância para o bebê.

Caso a alta ocorra antes de 48 horas, a mãe será orientada a colher este exame, retornando ao próprio berçário do HNA (das 10h às 17h) ou a outro serviço (laboratório ou Centros de Saúde da Cidade de São Paulo). Sempre após este período (de 48h).

O tempo médio de retorno do exame é de 20 a 60 dias e é muito importante que os pais retirem o resultado na Clínica Infantil do Hospital Novo Atibaia (quando colhido em nosso berçário).

A mãe ou o pai receberão uma declaração para o registro da criança em cartório, sendo orientados pela funcionária do berçário. Este impresso possui duas vias e deve ser guardado com o máximo de cuidado, pois não é permitido fornecer segunda via em caso de extravio.

Na ocasião da alta, o bebê só será liberado após a orientação dada pelo médico pediatra e entregue a seus pais, juntamente com o cartão do berçário, e após cumpridas as rotinas do HNA.

Voltar as dicas de maternidade >>